Pierrot

Tinta a óleo, tinta acrílica e papel jornal sobre camadas de MDF
Série: MIMETISMOS

70 x 70 x 5,5 cm
2018
 

Pintura tridimensional que faz parte da série de trabalhos intitulada “MIMETISMOS”. Esta série tem enfoque no universo feminino, onde rostos camuflados emergem do plano, criando uma perspectiva peculiar sobre diversas questões da mulher, suas subjetividades emocionais, ou mesmo contextos sociais que pautam nossos tempos.

 

Pierrot, personagem teatral da Commedia dell'Arte, variação francesa do Pedrolino italiano (século XVI), sofre com o coração partido diante da triangulação amorosa na qual se incluem a Colombina e o Arlequim.

 

A obra foi executada sobre 2 camadas de MDF, revestidas com colagens de textos sobre a Commedia dell'Arte e pintadas à óleo e acrílico. A primeira camada é plana, o fundo da obra e representa o contexto em que a personagem está inserida. A segunda camada, que é o rosto, se projeta 2 cm para fora da base e apresenta uma figura feminina com a maquiagem do personagem masculino Pierrot.

 

A expressão triste e maquiagem borrada pelas lágrimas, sintetizam em um único personagem, as frustrações vindas do desejar e não ser correspondido.

.